Disney confirma a compra de estúdios da Fox

A companhia vai comprar as divisões de entretenimento da Fox por 52.4 Bilhões de dólares

Agora é oficial, a Disney vai comprar a Fox! Ou pelo menos, os estúdios de filme e televisão deles. No acordo fechado por 52.4 bilhões de dólares, a gigante do entretenimento receberia os estúdios da Fox, incluindo os canais secundários, como National Geographic e FX, assim como redes de canais de esporte. A Disney também leva da Fox suas divisões internacionais (como a Star India), e sua participação em outras empresas, como a sua participação de 39% na Sky e de 30% no serviço de streaming Hulu.

O que sobra à Fox são o canal Fox News, Fox Business, os dois canais Fox Sports e a rede Big Ten, que serão separadas do resto da Fox e transformadas em outra empresa. O estúdio da Fox em Los Angeles (uma propriedade avaliada em 425 milhões de dólares) não foi vendido na negociação, continuando sob o controle do CEO da Fox, Rupert Murdoch. Murdoch e os outros shareholders da Fox devem acabar com cerca de 25% das ações da Disney depois da compra, com a família de Murdoch sendo dona de 5%, de acordo com estimativas do site de finanças Bloomberg.

A venda foi negociada pelo CEO da Disney, Robert Iger, que também foi responsável pela compra da Pixar, Marvel e Lucasfilms, e que estendeu seu contrato na Disney até 2021, para garantir a finalização desse acordo. Com os estúdios, a Disney também leva os direitos de filmes da Marvel que estavam com a Fox, como os X-men e Homem-Aranha, abrindo o caminho para o universo cinemático Marvel com o qual muitos fãs sonhavam.

Por questões regulatórias, é esperado que a venda só seja concluída daqui a cerca de um ano.

 

Comentários

comentários