Corona Vírus: 10 filmes e séries para ver durante o isolamento

Uma seleção para ver durante o isolamento do Corona Vírus

A pandemia do Corona Vírus tem levado as pessoas ao redor do mundo a se isolarem em seus lares para impedir que o vírus continue se alastrando. Além do home office, que para muitos é novidade, é preciso procurar alguma distração já que cinemas, shoppings, shows e exposições tem sido fechados. O GamePlay RJ é a favor dessa iniciativa e por isso preparei uma seleção de séries e filmes para ajudar a passar o tempo neste período. A escolha teve como critério filmes sobre vírus, universos apocalípticos ou pós apocalípticos, ou ainda realidades afetadas por eventos fora de nosso controle. Mas não pense que a nossa seleção vai deixar você para baixo. Pelo contrário. São produções incríveis, com roteiros surpreendentes, ação, comédia ou tudo isso junto. Também escolhi produções que estejam disponíveis em algum serviço de streaming para você curtir sem sair do sofá. Assim, além de se passar o seu tempo, você pode ver visões de grandes produções de mundos que estão sendo ou já foram devastados. Também podemos ver o impacto na sociedade e nas pessoas e fazer uma reflexão de nossa realidade que outrora era somente ficção. Confira os trailers, plataformas e uma breve sinopse da nossa seleção:

1. Bird Box (Netflix)

Uma força misteriosa dizimou a população mundial. Para os sobreviventes, uma coisa é certa: quem a vê, morre. Na busca do último refúgio existente, Malorie (Sandra Bullock) e os dois filhos terão de descer um rio traiçoeiro. E a única chance de escaparem da morte é encarar a perigosíssima jornada de olhos vendados. Ao enfrentar o desconhecido, Malorie encontra amor, esperança e um novo começo a ser descoberto. Esse filme é perfeito para um contraste com nossa realidade atual, já que temos um inimigo misterioso que os personagens não podem, literalmente, ver. Você pode conferir nossa análise completa do filme sem spoilers clicando aqui.

2. Years and years (HBO GO)

Years and years destoa um pouco em nossa lista, já que não necessariamente envolve um vírus ou um universo apocalíptico. No entanto, há momentos da série que certamente se parecem com universos deste típico. Situada na Inglaterra, durante um futuro próximo, a série acompanha os acontecimentos políticos e sociais do país sob o olhar da família Lyons, cujos membros de maior protagonismo são quatro irmãos, seus cônjuges e filhos, e a avó deles. Aqui vemos as mudanças no cenário político social e como afetam as pessoas comuns como nós. Também há muita tecnologia envolvida, mas sem ser um sci-fi hardcore como muitos episódios de Black Mirror por exemplo. Vale a pena conferir. E se você não se convenceu ainda, a atriz  vencedora de dois Oscar, Emma Thompson faz uma política desbocada e sem noção que acaba mudando todo o panorama da sociedade inglesa ao longo dos anos. Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência.

3. Z Nation (Netflix)

Z Nation é uma série ambientada três anos após um Apocalipse Zumbi ter destruído o país, um grupo de pessoas “quase normais” deve transportar o único sobrevivente de Nova York para a Califórnia, onde ainda existe um laboratório viral esperando pelo sangue do sobrevivente. Apesar de uma ambientaçã parecida com The Walking Dead, a série tem um tom mais bem humorado e começa a criar um universo próprio ao longo das 5 temporadas.

4. The Rain (Netflix)

“Nunca se sabe quando sua vida vai mudar.” Depois que um vírus brutal aniquila a maior parte da população, dois jovens irmãos embarcam numa perigosa jornada em busca de segurança. Essa série escandinava mistura distopia, horror, ficção científica e sobrevivência foi uma boa surpresa em meio a enxurrada de sugestões que aparecem todos os dias. Aqui o vírus é transmitido pela tal chuva do título e infecta a população rapidamente, um reflexo assustador do que estamos vivendo. Os protagonistas jovens, sendo alguns inexperientes na vida, tem que lidar com esse novo mundo e só podem contar com uns aos outros. A série já tem duas temporadas e uma terceira está prevista. Confira as críticas para a primeira e segunda temporadas, clicando aqui e aqui, respectivamente.

5. REC (Amazon Prime)

Ángela Vidal é uma jornalista que, juntamente com seu operador de câmera em um quartel do Corpo de Bombeiros, na intenção de mostrar seu cotidiano. Porém, o que aparentemente seria uma saída noturna rotineira de resgate logo se transforma em um grande pesadelo. Presos em um edifício, a equipe de filmagens e os bombeiros enfrentam uma situação desconhecida e letal. Esse tem muito a ver o que estamos vivendo, um enclausuramento, causado por um vírus, que encaixam perfeitamente com o tom de terror do filme. O climão do genêro found footage aumenta ainda mais o suspense ao longo do longa. Vale a pena conferir.

6. Epidemia (Netflix)

Um médico do exército e sua equipe lutam para salvar os habitantes de uma pequena cidade americana contra a propagação de um vírus mortal e contagioso trazido da África por um macaco que foi levado de forma clandestina para a Califórnia, nos Estados Unidos. O contágio é rápido e o Exército coloca a cidade sob quarentena. Bom, esse nem precisa explicar porque está na lista né? Um clássico dos anos 90, Epidemia tem um excelente elenco e uma história que infelizmente teve reflexos em nossa realidade em uma época em que nem sonhávamos com isso.

7. The 100 (Netflix)

Essa entra para seleção porque leva um cenário pós apocalíptico da Terra ao espaço, literalmente. A série se passa 97 anos após uma guerra nuclear devastadora que dizimou quase toda a vida na Terra. Os sobreviventes conhecidos são os moradores de doze estações espaciais em órbita da Terra, que já viviam nesta antes do fim da guerra. As estações espaciais se uniram para formar uma única estação, chamada “Arca”, onde cerca de 2.400 pessoas vivem sob a liderança do Chanceler Jaha. Os recursos são escassos e todos os crimes, não importando sua natureza ou gravidade, são puníveis com a morte por ejeção ao vácuo, a menos que o autor do crime seja menor de 18 anos. Depois dos sistemas de suporte de vida da Arca serem encontrados falhando criticamente, 100 prisioneiros juvenis são declarados “dispensáveis” e enviados para a superfície em uma última tentativa de determinar se a Terra é habitável novamente em um programa chamado “Os 100” do nome da série. A série já rendeu seis temporadas, das quais cinco estão disponíveis na Netflix e caminha para sua sétima e última temporada.

8. Pandemia (Netflix)

A série documental com apenas 6 episódios traz o cotidiano e os desafios enfrentados por médicos, biólogos, cientistas e outros profissionais da saúde, que se dedicam a procura de cura para os vírus, com destaque para o da gripe. Com a pandemia de Coronavírus, o tema e as discussões levantadas pela produção assumiram um caráter profético já que a série foi lançada algum tempo antes. Essa é para aqueles que se interessam pelo caráter médico e científico por trás das epidemias. A série também traz questões de discussão polêmicas como os grupos favoráveis e desfavoráveis à vacinação. Também traz um lado humano do olhar da família na luta contra doenças de seus entes queridos.

9. Eu sou a Lenda (Netflix)

Robert Neville (Will Smith) é um cientista brilhante, mas mesmo ele não pôde conter um terrível vírus que era arrasador, incurável e criado pelo próprio homem. De alguma maneira imune, Neville é agora o último sobrevivente no que sobrou da cidade de Nova York, e talvez em todo o mundo. Por três anos, o esperançoso Neville tem mandado mensagens diárias de seu rádio, desesperado para encontrar algum outro sobrevivente que possa estar lá fora. Mas ele não está sozinho. Vítimas mutantes da praga — Os Infectados — espreitam nas sombras… observando cada movimento de Neville… esperando que ele cometa um erro fatal. Talvez a última esperança da raça humana, Neville é motivado por apenas uma última missão: encontrar um modo de reverter os efeitos do vírus usando seu próprio sangue imune. Mas ele sabe que está em minoria… e seu tempo está acabando. Esse clássico incrível de 2007 marcou época e a carreira de Will Smith e traz o clima desesperador da solidão após o extermínio da humanidade por um vírus. Felizmente estamos longe dessa situação ainda, mas vale a reflexão sobre o tema e também uma visão interessante do efeito do isolamento. 

10. É o Fim (Amazon Prime)

A comédia É o fim acompanha seis amigos presos em uma casa após uma série de eventos estranhos e catastróficos devastarem Los Angeles. Enquanto o mundo entra em colapso do lado de fora da casa, os suprimentos estão acabando e os ânimos ameaçam acabar com a amizade deles. Eventualmente, eles são forçados a sair da casa, encarando seu destino e o verdadeiro significado de amizade e redenção. Estrelado por James Franco, Seth Rogen, Jonah Hill e outras participações especiais, o filme marcou época por juntar grandes astros da comédia em uma versão divertida de um mundo pós apocalíptico.

Comentários

comentários